........................................................................................OS VELHOS SOLDADOS NUNCA MORREM, ELES APENAS DESAPARECEM!
........................................................................................................................... (Gen. Douglas Mac Arthur)




.................................................................................................

quarta-feira, 31 de março de 2010

VISTAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
PONTOS TURÍSTICOS

CAMPESTRE
...........................DIST. SÃO FRANCISCO XAVIER

ESPAÇOS CULTURAIS

(MAB) MUSEU AEROESPACIAL ....ESPAÇO MARIO COVAS
BRASILEIRO - (2004)
PARQUES


...........................PARQUE SANTOS DUMONT


PARQUE VICENTINA ARANHA ........PARQUE DA CIDADE
,,,,,,,,,,,,,,(1924) .....................................................(1996)
ESPAÇOS SACROS

MATRIZ DE SANTANA ..............CAPELA NOSSA SENHORA
.............................................................................(1908)


CAPELA SÃO MIGUEL .............IGREJA SÃO BENEDITO
,,........,,,, (1851)...............................................(1870 )


OPÇÕES DE TURISMO
Av. Sebastião Gualberto, 545, Vila Maria(Antigo galpão da Tecelagem Parahyba)
Museu Municipal de São José dos Campos -
Fone: (12) 3924-7309 (12) 3924-7309 - Fax: 3941-8577Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 09h30 às 18h30.
Museu do Esporte -
Inaugurado em 30 de julho de 1999. Projeto conjunto da Secretaria de Esportes e Lazer e Panatlhon Club São José dos Campos, situa-se na Avenida Olívio Gomes, 380 - Santana. Aberto a visitação pública de Terça a Domingo, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Em exposição troféus, medalhas, fotos e jornais sobre a História do Esporte Joseense, a partir de 1910.Fone: (12) 3921-4112 (12) 3921-4112
Barragem do Jaguarí - Área de 96 km² - capacidade 1,350 bilhões de metros cúbicos de água. Produção de energia elétrica em duas turbinas com potência total de 27.600 kw.Acesso: Estrada Municipal do Jaguarí, 22 km. Subindo à margem esquerda do Rio Jaguarí.
Parque da Cidade - O Parque da Cidade "Roberto Burle Marx" foi criado em 1996, com uma Área de 516 mil m². O Parque era parte integrante da antiga Fazenda Parahyba e da Fábrica Tecelagem Parahyba que foi a primeira indústria têxtil a se instalar em São José dos Campos. No Parque da Cidade há o Museu do Folclore, a casa da família Olivo Gomes e a Usina de Leite. Estes dois últimos prédios têm a assinatura do Arquiteto Rino Levi e painéis decorativos de autoria de Roberto Burle Marx, que também é responsável também pelo paisagismo. Além disso São atrativos os lagos, as árvores incluindo palmeiras imperiais, anfiteatro, ilha artificial, trilhas para caminhadas, animais como capivaras e aves diversas.Avenida Olivo Gomes, s/n - Santana


Igreja Matriz - Defronte a Praça João Pessoa - o "Marco Zero" da cidade - ergue-se a majestosa Igreja da Matriz, no mesmo local em que fora construída, nos idos tempos de 1643, a primeira capela do povoado que, então, surgia às margens do "Banhado".
Igreja de São Benedito - Localizada na Pça. Afonso Pena, 262A História da construção desta igreja vem aliado a um fato curioso quase lendário.
Iniciada em 1870, sob direção de "Zé Taipeiro", uma mistura de José pedreiro, ferreiro e carpinteiro - os escravos tiveram que interromper por várias vezes as obras por falta de dinheiro. Inauguram-na após 6 anos, ainda assim, tendo por concluída, somente a mesa de comunhão, o altar e parte da modesta construção de paredes taipa-barro. Entretanto, a graça divina concedida a um devoto veio reverter-se em uma benção também a esta igreja. João Ribeiro, um lavrador do Bairro de Jaguari, ao iniciar as escavações de reforma de um velho casarão descobriu um panelão de barro enterrado, cheio de barras de ouro. Em agradecimento a Deus, concedeu à igreja de São Benedito a verba necessária para sua tão esperada concluSão, concretizada somente em 1879. Foi sede provisória da Matriz (1933), quando da construção da nova igreja desta. Várias estórias foram sendo contadas envolvendo a São Benedito, ao longo de sua existência: túneis secretos, pessoas enterradas numa das paredes, etc. Foi tombada pelo Condephaat em 25 de Julho de 1980. Sofreu reformas e pintura da fachada, sendo utilizada num selo comemorativo do aniversário de São José. Foi preservada pela Lei Municipal n° 3143/86, de 09 de junho de 1986.
Morro do Cruzeiro - Vista panorâmica da cidade - zona urbana - 5,5 km do centro comercial - Bairro do Alto da Ponte.

Capela São Miguel - No Largo São Miguel, 66, no Centro, foi construída entre 1851 e 1863, como a capela do primeiro cemitério público municipal (1834). É um marco histórico, em nossa cidade, da proibição do ato de sepultar os mortos nas igrejas pela lei de adoção dos sepultamentos nos cemitérios. Este cemitério público foi desativado em 1882, sendo a Área loteada e construídos vários prédios neste local. Ao longo dos anos, esta capelinha sofreu várias reformas, inclusive a construção de um anexo em 1920. Foi preservada pela lei municipal n° 4592/94 de 1994, sendo recuperada em dezembro de 1995. Atualmente lá realizam-se velórios, e orações por devotos do santo.

Capela de Nossa Senhora Aparecida - A Capela Nossa Senhora Aparecida foi construída no início do século, pela Família Cursino, no mesmo local onde, anteriormente, havia uma pequena capela (Travessa Chico Luiz, 67, no Centro), de nome Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Nesta capela eram realizadas festas, terços, reuniões e catecismo, pelo Padre Fortunato Silva Ramos. Também eram realizadas atividades complementares para a Igreja Matriz, como curso de Primeira Comunhão. Na década de 80 a Nossa Senhora foi doada à Mitra Diocesana de Taubaté. Ao longo do tempo, vários prédios foram construídos ao redor da capela, restando à Nossa Senhora Aparecida somente a Área onde está situada e o jardim a sua frente. Em 11 de Agosto de 1988, passa a ser um prédio preservado de categoria EP-1, através da Lei Municipal N.º 3.366/88
http:Clique aqui para mais opções de turismo em São José dos Campos//www.explorevale.com.br/cidades/saojosedoscampos/turismo.htm